ANIVERSÁRIO | Parabéns pelos seus 487 anos, Vila Velha!
23 de maio – Dia da Colonização do Solo Espírito-santense
No dia 23 de maio comemoramos, aqui no ES, o aniversário da colonização do Solo Espírito-santense e aniversário da nossa querida Vila Velha.
A história da Colonização do Espírito Santo e da cidade de Vila Velha começam no mesmo dia, no dia 23 de maio de 1535, quando o donatário Capitão Vasco Fernandes Coutinho desembarcou na capitania, trazendo consigo cerca de 60 outros colonizadores.
O local foi onde hoje é a Prainha de Vila Velha e, lá ele fundou seu primeiro povoamento. Como esse dia era um domingo e se comemoravam o Domingo de Pentecostes, Vasco Coutinho batizou a terra de Espírito Santo em homenagem a terceira pessoa da Santíssima Trindade.
E foi ali mesmo, na Prainha, mais precisamente aos pés do morro que hoje abriga o Convento da Penha, que Coutinho se estabeleceu. Logo, dividiu as terras com os colonos portugueses que chegaram com ele, surgindo assim as primeiras edificações, uma igreja (a Igreja do Rosário), um forte e engenhos de açúcar.
Mas a terra não estava vazia. O território já era habitado por índios que, claro, lutaram bravamente para garantirem sua habitação. A batalha com eles foi travada e o local não oferecia segurança para os portugueses. Vasco Coutinho passou a procurar um local mais seguro e, em 1549, fugiu para a Ilha de Santo Antônio, que o mesmo havia doado a Duarte Lemos. Transferiu então a sede da Capitania para lá, fundando um novo núcleo que chamou de Vila Nova do Espírito Santo, e deu o nome a antiga vila de Vila Velha.
O Capixaba da Gema não esconde de ninguém sua paixão por Vila Velha, né?! Temos muito amor pelo nosso estado e pela nossa cidade natal.
A Praia da Sereia está localizada no final da Praia da Costa
Final de tarde no Morro do Moreno
Farol de Santa Luzia
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp