A cidade de Alfredo Chaves é sinônimo de aventura e terra de muitas cachoeiras. Dentre elas, estão as cachoeiras de Iracema e Iraceminha.
Localizadas no Distrito de Carolina, é uma ótima opção para quem gosta de, além do banho de cachoeira, fazer trilha e curtir a riqueza da fauna e flora existentes no local!
O acesso até as cachoeiras é através de uma boa caminhada numa trilha. Num dado momento é necessário atravessar o rio e foi colocado um tronco de madeira para travessia, como uma ponte improvisada.
A trilha dura pouco mais de 30 minutos de caminhada, mas vale à pena, pois o visual de ambas as cachoeiras é incrível – inclusive, elas ficam pertinho uma da outra! Quando estiver quase chegando de fato, haverá uma bifurcação; a Cachoeira de Iracema está mais à frente, à direita e a Cachoeira de Iraceminha, já à sua esquerda.
Sobre as Cachoeiras de Iracema e Iraceminha
A Cachoeira de Iracema tem uma queda d’água de 30 metros e na sua frente forma-se uma prainha ideal para tomar banho! Ela é bem rasinha, com alguns bancos de areia; porém, dependendo da época (em períodos de chuvas, por exemplo), pode estar mais cheia. Então, logo abaixo da queda d’água, é necessário ter muito cuidado para não correr o risco de afogamento.
A Cachoeira de Iraceminha tem a queda d’água menor, que bate nas pedras; logo embaixo da cachoeira é bem rasinho. Dá pra ficar ali embaixo, sentado e se refrescando numa boa!
Ambas as cachoeiras são cercadas de mata fechada, num visual incrível! São muito boas para passar o dia, mas é necessário levar tudo de casa, pois lá não tem infraestrutura nenhuma. Importante lembrar de levar consigo seu lixo e claro, manter o lugar limpo e preservado!
COMO CHEGAR: Nas cachoeiras de Iracema e Iraceminha. https://goo.gl/maps/v2pm8kMw8EaWS7Jy8
A distância de Vitória até a cachoeira é de aproximadamente 97 Km, cerca de 2 horas, indo pela BR 262.
Informações importantes:
– Levar repelente para locais de mata fechada é muito importante, por causa dos mosquitos;
– Atenção redobrada com as crianças por causa das pedras escorregadias!