Home » Tudo sobre Viagens » Destaques » Farol de Santa Luzia foi reaberto a visitação. (como chegar)

Farol de Santa Luzia foi reaberto a visitação. (como chegar)

O farol de Santa Luzia, localizado em Vila Velha, será reaberto para visitação pública neste sábado (21). Ele é um dos cartões postais da cidade e recebe a visita de turistas de todos os estados do Brasil e países do mundo.


 

Curiosidades
 

O Farol entrou em funcionamento em 1871, quando foi inaugurado por D. Pedro II (1840-1889), visando orientar as embarcações que normalmente transitam para os portos de Vitória, Vila Velha e Tubarão.  Com iluminação inicial a querosene, o farol conta com 17 metros de altura e alcance de 32 milhas marítimas. Atualmente é iluminado por lâmpadas 300 watts e quatro focos servindo de orientação para navegação direcionada aos portos de Vitória, Vila Velha e Tubarão.


O terreno onde está situado o Farol Santa Luzia foi doado a União em 1913 pelo Dr. Hermano Santana e sua esposa e, posteriormente, entregue a Marinha do Brasil em 1985, atual responsável pela área. Além do farol, o local abriga uma vila residencial militar, com três casas, dentre elas, a do faroleiro, encarregado da manutenção do Farol.


Por pertencer à Capitania dos Portos, é área de segurança. Porém, um convênio com a Secretaria de Desenvolvimento de Vila Velha tornou possível sua abertura à visitação, depois de dez anos fechado.


Visitação: Farol de Santa Luzia


A Prefeitura de Vila Velha mantém no local estagiários para orientar os visitantes. Ele está aberto à visitação pública de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, com o fechamento dos portões às 16h30.


O acesso é permitido para grupos de até 25 pessoas por vez, que poderão permanecer no espaço por até 20 minutos. Grupos maiores que 25 pessoas e escolas devem agendar horário. A entrada é gratuita.

Como chegar | O farol fica no bairro Praia da Costa, em Vila Velha. Você pode ir de carro até proximo ao portão do local ou estacionar nas redondezas. No Transporte municipal tem as linhas 651 e 662 – Transcol – Descer no crefes . Do ponto de ônibus até o Farol, você vai fazer uma caminhada de apenas dez minutos.

Seguir Redação Capixaba da Gema:
Olá, viajantes e techies! Sou Hilquias Darcley, especialista em explorar novas fronteiras e tecnologia em viagens. Com experiência e conhecimento em tendências, ofereço dicas valiosas para viagens conectadas e inesquecíveis.
Comentários estão fechados.