Igreja e Convento do Carmo, Centro de Vitória – ES/Brasil
Convento do Carmo
O Convento de Nossa Senhora do Monte do Carmo foi fundado em 1682 por padres carmelitas. O conjunto era formado pelo convento propriamente dito, pela Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo e pela Capela da Ordem Terceira. Todos possuíam estilo colonial, com linhas barrocas.
Dois séculos depois, o Convento do Carmo se encontrava em decadência. Devido à proibição dos noviciados religiosos de formação de padres, o Convento ficou completamente abandonado, em 1872. O edifício foi, então, assumido pelo governo, sendo utilizado em várias funções, inclusive a de quartel militar.
Igreja e Convento do Carmo, Centro de Vitória – ES/Brasil
Somente após a criação, em 1895, do Bispado do Espírito Santo, o governo devolveu o Convento para a administração da Igreja Católica. O primeiro bispo do Estado, Dom João Batista Correa Nery, ocupou o prédio com o Ateneu Diocesano, colégio que foi posteriormente transferido para o Convento da Penha, e com o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, que perdurou até a década de 1970.
Durante a década de 1910, o convento passou por ampla reforma, ganhando mais um andar, enquanto a igreja conventual recebeu uma roupagem eclética com influências neogóticas. A capela da Ordem Terceira, que ficava ao lado da igreja, foi destruída. A responsabilidade das obras ficou no nome de André Carloni.
- Fonte: www.vitoria.es.gov.br
- Onde fica: Endereço: Ruas Coronel Monjardim e Coutinho Mascarenhas, Centro
Deixe um comentário