Montanhismo: Uma Paixão Pela Altura
Você já se perguntou qual é a montanha mais alta do norte do Espírito Santo? Se sim, a resposta é: Pedra da Fortaleza. Enquanto o Pico do Forno Grande é reconhecido como o segundo pico mais alto do Espírito Santo, a Pedra da Fortaleza se destaca no norte.
Conhecendo a Pedra da Fortaleza
Com quase mil metros de altura, a Pedra da Fortaleza é um espetáculo da natureza. Este gigante de granito pode ser visto de diversos pontos ao redor e tem uma forma que lembra um forte. Subir até o topo é uma aventura emocionante, com cordas instaladas para garantir a segurança dos aventureiros. E a recompensa? Uma vista panorâmica do vale e uma coleção de orquídeas locais.
A Aventura de Escalar
Em 2019, quatro montanhistas corajosos do Paraná – Edemilson Padilha, Valdesir Machado, Willian Lacerda e Thomás Kampf – enfrentaram o desafio de escalar a Pedra da Fortaleza. Eles passaram sete dias enfrentando o íngreme paredão. Durante a escalada, eles dormiram em “portaledges”, uma espécie de cama suspensa, pendurados na face da montanha. Ao conquistar o topo, eles a classificaram como um “Big Wall”, tornando-a uma das escaladas mais desafiadoras do Brasil.
Preservação e Cuidado
Infelizmente, a Pedra da Fortaleza e outras formações próximas estão sob ameaça devido à mineração. A extração de rochas ornamentais tem causado destruição na região, um alerta para a necessidade de proteção e vigilância.
Como Chegar Lá?
Se você está pronto para a aventura, comece em Nova Venécia, siga para São Gabriel da Palha e depois para o distrito de Cristalina. Continue em direção a Guararema e, após 6 km, vire à direita. Mais 10 km e você estará na base da Pedra da Fortaleza.
Vamos lá, aventureiros!