Home » Tudo sobre Viagens » Destaques » Pedra do Cruzeiro em Alto Liberdade – Como Chegar

Pedra do Cruzeiro em Alto Liberdade – Como Chegar

Pedra do Cruzeiro em Alto Liberdade também é conhecida como Pedra da Liberdade. O topo é alcançado após a subida de cerca de 2.500 degraus.

Localiza-se a 13 km da sede do município de Marilândia, na comunidade de Alto Liberdade.

Avistada a quilômetros da cidade, é uma das montanhas mais altas da região, com mais de 700 metros de altura.

É muito visitada principalmente no fim de semana que antecipa ou coincide com

o dia 3 de maio, quando se comemora o dia da Santa Cruz.

A comunidade de Alto Liberdade fica a cerca de 5 km da sede do município, e o topo é alcançado após subida

de mais de dois mil degraus, em um caminho em meio a mata, que lembra muito atividades de caminhada ecológica.

Você vai encontrar vários animais no caminho.

Pedra do Cruzeiro em Alto Liberdade – Como Chegar

10 destinos obrigatórios Capixabas para quem ama natureza

A história do cruzeiro, que já foi de madeira, de ferro e de cimento; destruído várias vezes pelas forças da natureza, a comunidade sempre o reconstruiu.

Em 1983 foi começada a construção da escadaria até o topo da pedra, que levaria 4 anos para ficar pronta. A escadaria foi construída pela comunidade local com grande ajuda das comunidades vizinhas. Do começo da pedra até uma gruta que fica mais ou menos na metade do caminho foram feitos degraus de pedra colados com cimento, num trajeto em meio à mata.

Dicas importantes:

  • Converse com quem já foi: pode parecer bobo, mas só assim você vai saber que dói mais para descer do que para subir, e que os degraus, às vezes, são altos demais e, às vezes, extensos demais, dificultando a subida. Pergunte o tempo gasto, como é a subida, o que precisa levar…
  • Leve água: você precisa de pelo menos 1 litro e meio água. Mesmo com a temperatura amena o suor já aparece logo no início da escadaria.
  • Leve comida:   Leve biscoitos, frutas e suco.
  • Coma banana prata: para você não ter cãibra.
  • Use tênis: tem quem goste e se sinta mais seguro sem o tênis, mas, por outro lado, o terreno tem muitas pedras e pode machucar os pés principalmente na hora de descer, já que alguns descem correndo.
  • Se prepare para ter medo de altura:
  • Faça agachamento: essa é a mais importante! Se você não faz exercícios regulares, faça pelo menos este na semana anterior à subida. Já que são muitos degraus para subir, a maior reclamação de quem vai, são as dores nas pernas e nos pés na hora de descer e durante os três dias seguintes. Vamos dizer que a perna fica “viva”, chega a mexer sozinha, pode dar cãibras e no dia seguinte você nem consegue andar direito, muito menos sentar!
  • Registre! Não perca essa chance de guardar esses momentos. Não esqueça da câmera para registrar tudinho e curta bastante! Uma vista dessas não tem preço!!

Mapa de como chegar:

Fonte:

Gazeta Online:

Prefeitura de Marilândia:

Setur

Blog Jessie Marchezi

Comentários estão fechados.