Localizado no litoral sul do Espírito Santo, distante apenas 90km da capital Vitória, o Santuário Nacional de São José de Anchieta preserva a memória e o legado de uma das personalidades mais relevantes da história do Brasil. O Poeta da Virgem Maria, Apóstolo e Padroeiro do Brasil
São José de Anchieta morreu aos 63 anos, na aldeia de Reritiba, fundada por ele no litoral sul do Espírito Santo, a 80km de Vitória. Mais tarde, a aldeia tornou-se cidade e foi honrada com o nome do santo. Hoje, igreja de Nossa Senhora da Assunção, construída pelo apóstolo do Brasil juntamente com os índios, passou a integrar o Santuário Nacional de São José de Anchieta, um conjunto arquitetônico do período colonial do Brasil que reúne também a praça da Matriz e o Museu São José de Anchieta.
A Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção foi construída entre os séculos XVI na chegada do padre Anchieta com os indígenas da região. Os índios construíram a igreja e a cela (quarto do padre Anchieta) onde ele morreu.
O Conjunto Jesuítico de Anchieta destaca-se pela importância que teve no processo de inculturação religiosa dos índios puris e tupiniquins, conduzido pela Companhia de Jesus no tempo da Colônia, modelo considerado pioneiro no Brasil; mas também por ter sido o lugar onde o padre José de Anchieta passou os últimos anos de sua vida.
Em 1943, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, reconhecendo a relevante importância deste monumento para a Memória Nacional, promoveu seu tombamento.
Em 2014, com a canonização de São José de Anchieta, o Santuário ganhou mais atenção de todos. Todos os dias, especialmente no dia 9 de junho, milhares de pessoas recorrem ao Santuário para celebrar a memória do Padroeiro e Apóstolo do Brasil
Em 2015 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou Santuário Nacional o quarto onde o santo faleceu e nomeou São José de Anchieta padroeiro da nação brasileira.
Todo dia 09 acontece a Missa Votiva a São José de Anchieta às 19h.
ATENÇÃO: 30 minutos antes do início das missas ficam suspensas as visitas no interior da igreja (sacristia, altar e quarto – cela – de Anchieta).
Missas são transmitidas pelas redes sociais.
SEGUNDAS
Missa
Santuário de Anchieta
19h
TERÇAS
Missa
Santuário de Anchieta
19h
QUARTAS
Missa
Santuário de Anchieta
19h
QUINTAS
Missa
Santuário de Anchieta
19h
SEXTAS
Missa
Santuário de Anchieta
19h
SÁBADO
Missa
Missa
19h
DOMINGO
Missa
Santuário de Anchieta
10h30 e 19h
Informações: Santuário Nacional de São José de Anchieta
Deixe um comentário