A Vila de Itaúnas surgiu por volta do século XVIII, em decorrência da derrubada da mata nativa, abundante na época devido às empresas de celulose.
Há muitos anos, a vila possuía uma pequena faixa de mata que a separava do mar. Era essa vegetação que segurava o avanço do lençol de areia, que se movimenta constantemente com a ação do vento Noroeste, muito comum no norte do Espírito Santo. Com a derrubada dessa faixa de mata, entre as décadas de 1950 e 1970, a areia avançou sobre a antiga vila, soterrando-a. Hoje restam apenas algumas ruínas, que podem ser observadas de tempos em tempos, quando a areia as descobre.
Festival Nacional de Forró de Itaúnas
Itaúnas é famosa pelas dunas e pela dança, que faz parte da cultura local. Anualmente Itaúnas recebe a visita de dezenas de milhares de forrozeiros de todas as regiões do país, que se deslocam até a vila para desfrutar do autêntico forró pé-de-serra, que por lá toca o ano inteiro.
Itaúnas, Conceição da Barra -ES
Verão em Itaúnas
Conceição da Barra
No verão, um fenômeno semelhante ocorre. A partir de dezembro de cada ano, milhares de pessoas frequentam e se hospedam na vila.
O Ano Novo em Itaúnas é bastante concorrido, com uma verdadeira peregrinação de turistas e nativos seguindo para o alto das dunas para festejar, bebendo e estourando fogos de artifícios, sendo possível vislumbrar o céu límpido e repleto de estrelas do norte do Espírito Santo.
Riacho Doce, Conceição da Barra -ES
Localização
Itaúnas se localiza a 260 quilômetros de Vitória, ao norte do Espírito Santo. O acesso se dá pela BR-101 norte, partindo de Vitória, de onde seguem ônibus diários e regulares para Conceição da Barra, cidade mais próxima, ou São Mateus, cidade localizada a 55 km de distância. De Conceição da Barra e São Mateus partem ônibus regulares para Itaúnas.
Deixe um comentário